Higiene oral - Infantil

3/30/2018 11:32:00 da tarde claudia amaral 2 Comments


Todas nos sabemos o quanto a higiene oral é importante , hoje venho cá falar de algo que ainda não tinha mencionado.
A higiene oral é uma pratica de manter a boca/dentes limpos e saudáveis com o uso da escovação para prevenir as caries ou outras doenças . Mas por vezes acontecem coisas mesmo antes dos dentes nascerem que levam a doenças serias .

A minha filha tinha a volta de 10 meses quando lhe saíram os primeiros dentes ( os meus bebes são tardios em relação a dentes ), contudo com apenas 1 aninho 2 desses dentes começaram a modificar  a sua cor . Em pouco tempo ( 1/2 semanas ) de brancos ficaram castanhos e em 1/2 semanas tornaram se negros .
Como toda a mãe preocupada com a saúde dos seus bebes consultei um dentista . tiveram que fazer vários exames para tentarem perceber o que se estava a passar . 
O resultado veio após 6 meses já ela tinha um ano e meio . 
quando eu estava gravida tomei um medicamento para a minha anemia e um outro por volta dos 8 meses de gravidez para prevenir uma possível hemorragia no parto ( tudo um erro medico , trocaram os meus exames com outra senhora tomando assim algo que nao era pra mim). Ora esse medicamento entrou na minha menina e com um ano de vida esse medicamento tinha destruído os dentes dela.
Esteve ela a tomar medicação para tentar reverter o que estava a acontecer mas com apenas 2 aninhos teve que submeter-se a uma cirurgia para remover 4 dentes ( os superiores ) pois estavam a causar uma infecção que se alastrava para as vias respiratórias mas propriamente para o nariz  . Foi um processo um pouco doloroso ( mais psicológico do que físico) mas falarei disso noutro post.


O que quero que se perceba é , nem sempre o beber , comer ou falta de lavar os dentes é resultado de uma ma dentição . Agora temos o dever de assegurar uma boa higiene oral aos nossos bebes . 
Aqui deixo o que uso na higiene oral das minhas crias : António 21 meses, Victoria 5 anos e Afonso 7 anos .




You Might Also Like

2 comentários:

  1. Ke triste haver essas trocas de exames pois por erro de medicos pagam criancas sem culpa de nada...
    Toda a razao e haver boa higiene oral infantil...
    Gostei do post.
    Fikarei a aguardar o outro post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois por uma troca de exames fiquei eu super nervosa porque diziam que a minha menina ia nascer muito doente , baixo peso etc e nada .
      obrigada :) bjx

      Eliminar