de mulher para mulher ! parte 1

9/23/2014 10:15:00 da manhã claudia amaral 2 Comments

ola hoje venho falar-vos de um tema que todas as mulheres estao a par ,todos os meses. a menstruacao, o que é , sintomas , duracao.... o tema sera aprofundado ao longo de partes ,pois ha muito que dizer sobre este assunto.
a ideia resultou ao ver que neste momento a maior parte dos meus seguidores na pagina do facebook sao de idades compreendidas entre os 13 anos e 20 anos. nao sou doutorada , formada ou com diploma na materia, mas como mulher entendo que por vezes haja duvidas, curiosidades e talvez por vergonha ou receio nao se pergunta . espero que fiquem esclarecidas e qualquer coisa podem perguntar.


 O QUE É ? EM PALAVRAS ''DIFICEIS'':
A menstruação é a descamação da camada interna do útero que se constrói quando os óvulos estão sendo estimulados a crescer para ser liberado e acontecer a ovulação. Podemos dizer que o ciclo começa quando a liberação de estrogênio e FSH acontece, esses são responsáveis pelo amadurecimento dos óvulos já existentes no corpo da menina, Todas as mulheres nascem com sua reserva de óvulos, aproximadamente 300 mil óvulos!! Importante dizer que não há reposição dos óvulos durante a vida, esses são únicos. A camada de sangue que é estimulada para aconchegar o embrião fecundado no útero é o endométrio, e se não há fecundação do óvulo, então o endométrio se desprende dando inicio a menstruação de fato.

 Com o inicio do ciclo menstrual, vem a possibilidade de gravidez, os ciclos com suas fases podem ser ou não ovulatórios, porém a principio, em 70% deles um óvulo maduro é liberado e se não fecundado e implantado acontece a menstruação. Quase todas as meninas no começo da fase menstrual podem ter o ciclo irregular e com o passar dos ciclos poderá ficar mais regular. A aparência da menstruação também pode ser estranha inicialmente, de cor mais escura ou mais alaranjada. 





O QUE É ? EM PALAVRAS ''FACEIS'':
Menstruação  é a perda de sangue pela vagina ,em condições normais, e não havendo nada que impeça os ciclos femininos, este fenômeno ocorre, em média, de 28 em 28 dias, e tem uma duração de 3 a 8 dias. A perda de sangue gira em torno de 50 ml (com variação de 20 a 50 ml).
A menarca (primeira menstruação) não tem uma idade certa para aparecer. Depende muito de mulher para mulher. Aparecer a menarca entre os 9 anos e 18 anos é normal (a partir dos 18 anos pode ser indício de doença).
A menstruação deve surgir todos os meses até à menopausa, por volta dos 50 anos de idade (todas estas idades sao previsoes )

Na gravidez, a menstruação não ocorre, no entanto a mulher pode ter um pequeno sangramento durante 1 ou 2 dias, principalmente no início da gestação, de cor rosa ou marrom, tipo borra de café.

 A menstruação desregulada, com um ciclo inferior a 25 dias ou superior a 33 dias, não é normal, pode ser causada por problemas hormonais, síndrome dos ovários policísticos, problemas da tireóide, desnutrição, miomas uterinos ou estresse. Apesar de não ser sinal de gravidez, a menstruação desregulada pode aumentar o risco da mulher engravidar por não ter controle sobre o seu período fértil.
Em qualquer caso uma visita ao ginecologista é aconselhada, pois é normal que a menstruação esteja desregulada, no início, na troca ou após parar de tomar anticoncepcional, por exemplo.



















You Might Also Like

2 comentários: